Reveillon no Nordeste

Neste post, falarei de minhas experiências com as festas de Reveillon – Ano Novo – em algumas cidades do Nordeste.

Os festejos são na praia. Para quem conhece o reveillon do Rio de Janeiro, a festa é familiar – embora em proporções muito menores (reserve um hotel no Rio de Janeiro). Para quem está acostumado apenas ao estilo de São Paulo, então as festas do Nordeste serão uma experiência inovadora.

O esquema é parecido em todas as capitais: os Governos se encarregam de montar a estrutura da festa. Um ou mais palcos são montados na areia da praia, e grupos musicais são contratados para fazer shows; os shows em geral começam de tardezinha e se estendem pela noite.
O trânsito é alterado, para facilitar o acesso (na saída, após a queima dos fotos, a bagunça é inevitável). O Governo coloca equipes de médicos, policiais, bombeiros, etc de prontidão.

As pessoas levam a própria comida e bebida para a praia, ou compram dos ambulantes (a concorrência é grande, por isso os preços da cerveja e do refrigerante não são maiores do que os usuais). Muitos restaurantes e hoteis oferecem suas próprias festas. Sempre haverá os que se excedem na bebida, mas em geral o clima é de paz e tranquilidade.

No Recife, a festa é principalmente na Praia de Boa Viagem e seus prolongamentos. O palco é montado na Praia do Pina, no extremo norte de Boa Viagem, onde a faixa de areia é mais larga. Entretanto, todo o trecho desde o Pina até Piedade é tomado por pessoas, tendas, mesas e ambulantes.
A queima de fogos em Recife é uma das mais longas e bonitas do Nordeste.

Em alguns trechos, principalmente entre o Edifício Acaiaca e a Pracinha de Boa Viagem (trecho preferido dos recifenses de classe média), a concentração de pessoas é maior.
Atenção: esse ano (passagem de 2010 para 2011), à meia-noite a maré estará alta. Isso significa que, nos trechos em que a faixa de areia é estreita (caso de alguns locais de Boa Viagem, especialmente próximo à Pracinha, hoteis Atlante Plaza e Mar Hotel), o espaço na areia ficará bastante reduzido, obrigando a uma concentração na calçada.

Em Natal, os principais pontos de festejos são Ponta Negra (concentra principalmente turistas) e a Praia do Meio (concentra principalmente moradores de Natal).
A Prefeitura tem contratado os grupos mais conhecidos para Ponta Negra, e grupos locais para a Praia do Meio.
O trecho de rua de Ponta Negra é apertado, por isso as pessoas se espalham mais, até os pés do Morro do Careca. Na Praia do Meio, há muito mais espaço e ventilação; além disso, é na Praia do Meio que fica a estátua de Iracema.
Apesar das tentativas do Governo de dar mais visibilidade à festa de Natal, ela ainda é bem menor que em Recife e Fortaleza. Mas essa é justamente uma das vantagens de Natal: tem os encantos do Nordeste, mas preserva um pouco de tranquilidade.

Em Fortaleza, a festa principal é na Praia de Iracema, mas todo o trecho desde a Praia da Futuro até Iracema é tomada por turistas e locais. Em Fortaleza, praticamente toda a classe média mora perto das praias, e por isso vem participar da festa.

Em João Pessoa, a festa é ainda mais tranquila que em Natal. João Pessoa tem as praias urbanas com mais larga faixa de areia, daí ter mais espaço para as pessoas levarem suas mesas e cadeiras. O trânsito próximo à praia também é tranquilo, e as calçadas estão todas tomadas por barraquinhas vendendo coco e bebidas.

As festas de Maceió e Salvador eu ainda não conheço. Estou me planejando para ir a Salvador esse ano.

Anúncios
Esse post foi publicado em eventos, fortaleza, joao pessoa, natal, recife, salvador e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s